segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O que são Lepidópteros?
Insetos representados pelas borboletas e mariposas, que possuem escamas coloridas nas asas. Como todo inseto, borboletas e mariposas têm o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos ( formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdome encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. Borboletas e mariposas apresentam quatro fases distintas em seu desenvolvimento: ovo, lagarta - fase jovem, crisálida - transformação e borboleta - fase adulta.
Qual a diferença entre borboletas e mariposas?
As borboletas voam durante o dia e possuem asas de cores brilhantes e variadas, quando pousam mantém as asas fechadas, perpendiculares ao corpo e as antenas parecem um mini taco de golfe. As mariposas voam à noite e em geral tem cores escuras, embora haja exceções. As antenas são filiformes (em forma de fio) ou plumosas (em forma de pena). Quando em repouso, as mariposas mantêm as asas estendidas horizontalmente para os lados.
Como as borboletas se reproduzem?
Assim que saem da crisálida, as borboletas estão prontas para reproduzir. Os machos localizam as fêmeas visualmente e através de feromônios (hormônios produzidos pelos animais para atrair o sexo oposto). Se a fêmea aceita o macho, eles unem a parte final de seus abdomens e se mantém assim por algum tempo, permanecendo em um mesmo lugar ou realizando pequenos vôos. Durante este período, o macho passa para a fêmea um "pacote de esperma" chamado espermatóforo, o qual irá fertilizar os ovos.
Por que as lagartas se transformam em borboletas?
Porque a lagarta é a fase da vida do inseto na qual ocorre o crescimento e acúmulo de reservas, mas a lagarta não se reproduz. A borboleta é a fase de reprodução, postura de ovos e dispersão, portanto é nesta fase que ocorre a produção de novos indivíduos e a colonização de novos ambientes.
Quanto tempo uma borboleta vive?
Isso varia com a espécie. Em média, uma borboleta vive duas semanas mais ou menos. Uma espécie estudada na Costa Rica vive cerca de dois dias. Algumas espécies tropicais vivem de seis meses a um ano.
Por que as borboletas têm as asas tão coloridas?
As cores são importantes para que machos e fêmeas possam reconhecer um ao outro como sendo da mesma espécie. As cores brilhantes também servem para "avisar" aos predadores, em geral pássaros, que uma determinada borboleta é tóxica. Outras borboletas e mariposas, embora não sendo tóxicas, podem ter cores que imitam (mimetizam) as espécies tóxicas e assim acabam sendo protegidas dos predadores. Algumas borboletas e mariposas possuem cores semelhantes às do ambiente, ficando "camufladas" e, portanto menos visíveis para os predadores.
Quantas borboletas e mariposas existem e onde elas são encontradas?
As borboletas e as mariposas são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Os cientistas acreditam que haja aproximadamente entre 12 e 15 mil espécies de borboletas e de 150 a 250 mil espécies de mariposas no mundo. No Brasil, mais de 3.500 espécies de borboletas já foram descritas. No cerrado, existem aproximadamente mil espécies de borboletas e de 5 a 8 mil espécies de mariposas. Milhares de espécies ainda estão por ser descobertas e descritas pelos cientistas.
Qual a diferença entre borboletas macho e fêmea?
Em muitas espécies de borboletas, as cores das asas dos machos são diferentes das fêmeas e assim é possível saber quem é quem. A maneira mais segura, no entanto, é analisar o abdômen. As fêmeas têm o abdômen mais arredondado e possuem uma abertura também arredondada na ponta do abdômen. Os machos possuem uma pequena abertura vertical na ponta do abdome.
Existem borboletas e mariposas ameaçadas de extinção?
Borboletas, mariposas e suas lagartas, necessitam de plantas e ambientes específicos para sua sobrevivência e por essa razão são especialmente vulneráveis à degradação ambiental. Em todo o mundo, há várias espécies sob risco de extinção. No Brasil, segundo o IBAMA, Portaria nº. 1522/1989 e nº. 45-n/1992 a lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, inclui 25 borboletas, das quais quatro são consideradas extintas.
É seguro tocar uma lagarta ou borboleta?
Algumas lagartas são recobertas por pêlos urticantes que podem causar desde um ligeiro desconforto até queimaduras leves. A maioria das lagartas é inofensiva. Crisálidas e borboletas são extremamente delicadas e podem ser danificadas facilmente, mas são inofensivas ao toque. As asas das borboletas são recobertas por escamas. Essas escamas se soltam formando pó, que pode irritar os olhos como qualquer tipo de poeira.
A melhor forma de aprender sobre os insetos é observá-los em seu ambiente natural.
O que é preciso fazer para criar uma borboleta?
É preciso primeiro encontrar lagartas em plantas de jardins, quintais ou terrenos baldios. É importante pegar algumas folhas ou galhos da planta onde você encontrou a lagarta. Se a planta não estiver em um local fácil, pegue uma quantidade maior de folhas e guarde-as em um saco plástico na geladeira. Coloque a lagarta e um pouco de folhas frescas em um vidro com furos na tampa, caixa de sapato ou em uma garrafa "pet" cortada ao meio e com uns picotes em uma das metades para que uma parte se encaixe na outra. Troque as folhas velhas por outras frescas e jogue fora as fezes diariamente. Depois de alguns dias, a lagarta vai parar de comer, ficar quietinha e se transformar em uma crisálida. Aí é só esperar mais alguns dias para ver a borboleta (ou mariposa) esticar e secar as asas antes de sair voando. Você pode fotografar sua borboleta antes de soltá-la.
Texto elaborado por Marcelo Soares Marinho (Professor de Ciências / biólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário